quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Invenções da China

Os antigos chineses tinham uma das civilizações mais cientificamente avançadas do mundo.
Seus feitos incluem as quatro grandes invenções da China: a bússola, a pólvora, o papel e a impressão.
Além desses feitos, criaram também a porcelana, que se tornou possível com o desenvolvimento de fornos especiais, capazes de queimar o caulim, um tipo de argila branca, à temperaturas muito altas (por volta de 1.200 graus centígrados), para obter um material duro e não-poroso.
Outra invenção foi a seda, que tem uma aparência cintilante, devido à estrutura triangular da fibra, parecida com prisma, que refrata a luz. É um dos tecidos mais usados na China, e começou a ser produzido por volta do ano 2.700 a. C.. Diz a lenda que a Imperatriz Ling Chi descobriu a seda quando um casulo de bicho-da-seda caiu de uma amoeira dentro de sua xícara de chá. Depois de experimentar algumas vezes, ela finalmente conseguiu tecer o filamento da seda num pedaço de tecido.
Já a primeira bússola do mundo foi inventada durante a Dinastia Qin. Ela é feita com magneto, um mineral do óxido de ferro que se alinha na direção norte-sul, devido ao campo magnético da terra.
O papel foi inventado na China cerca de 3.000 depois que os antigos egípcios usaram o papiro para a escrita. Cai Lun, um oficial do governo da Dinastia Han Oriental, produziu papel ao misturar casca de amoeira e fibras de bambu.
Já a impressão de tipos móveis foi inventada durante a Dinastia Song. Os caracteres móveis chineses eram gravados em madeira, que podia ser disposta conforme a necessidade e até reutilizada. Antigamente usavam argila, mas esta se quebrava com facilidade.
Durante Dinastia Ming, os tipos móveis de madeira foram refinados, e os livros eram impressos usando um processo de impressão de duas cores.
No século 8, ao final da Dinastia Tang, foi descobreta uma fórmula para fazer pólvora, feita de uma combinação de salitre e enxofre com carvão. A pólvora ou "huo yao" foi usada inicialmente para fazer fogos de artifício e chamas para sinalização. Mais tarde, foram inventadas as granadas de mão simples, atiradas sobre o inimigo por meio de catapultas.

3 comentários:

Unknown disse...

tosos da china
deveriam conhecer o brasil...

Anônimo disse...

que sati mais irado caras!!!!!!!!!!

♥carol♥ disse...

nossa bah que massa*-*-*