domingo, 20 de janeiro de 2008

Vida: Bactéria dá a luz à Superbactéria!

O antibiótico Linezolid é a mais recente arma dos médicos na luta contra os micróbios, que sofrem mutações constantes. A droga, até agora era considerada infalível no combate às chamadas "superbactérias", resistentes a outros tratamentos.
No entanto, um hospital americano (tudo acontece na América) já informou ter identificado uma variedade de bactéria resistente ao novo antibiótico. Em cinco pacientes que foram tratados com o medicamento, a superbactéria chamada enterococcus bacterium, sofreu mutação e sobreviveu ficando livre para se reproduzir, tomando rapidamente o lugar das outras bactérias que foram destruídas por não ter resistência ao medicamento.
A enterococcus bacterium pode viver durante semanas em roupas de cama, capas de teclados de computadores e debaixo de unhas de acrílico.
"Os resultados desse estudo mostram claramente a necessidade das pessoas lavarem as mãos com freqüência e desinfetarem os ambientes de locais de tratamento de saúde", afirmou o pesquisador Kris Owes, da Ecolab (q q isso?).
(O curioso é que ao invés deste cidadão acrescentar algo importante e útil, ele simplesmente repetiu o que nossas mães nos ensinam desde criancinhas.)
Esta bactéria safada é bastante comum e geralmente inofensiva, podendo ser encontrada na pele e no nariz de cerca de 30% das pessoas e pode gerar problemas incômodos, como coceiras e bolhas.
O Hospital é o “parquinho de diversão” para uma variante da bactéria, a (prima) MRSA, lá ela ganha a força do He-man para provocar infecções sérias, muitas vezes mortais, entre as quais a fasciíte necrosante, ou doença "comedora de carne". A MRSA consegue sobreviver a todo tipo de medicamento, com exceção de um antibiótico chamado vancomicina.
Um estudo realizado no Hospital Northwestern Memorial, de Chicago (EUA, de novo!), descobriu que os teclados de computador podem contaminar os dedos, protegidos ou não por luvas, de um enfermeiro ou médico, que então levaria a bactéria até um paciente.
Pesquisas mostraram que, apesar da importância da higiene das mãos, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde com freqüência não as lavam de forma adequada, (isso prova que a diferença abiótica* entre um hospital e um chiqueiro é que a lavagem é servida a seres humanos).

* fator abiótico: todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente.

Nenhum comentário: