terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Terrorismo Poético

Terrorismo Poético não possui limites. Não existe regras pré-definidas. Não há círculo vicioso. À cada ataque/ação busca-se um objetivo - semear o caos, subverter o cotidiano... É uma arte, é abrir o olhos para o mundo, é sentir todo negativo do mundo moderno... Enfim, não há padrões estabelecidos. É isso! Tem o objetivo, a finalidade disso... entende? Não há limites... libertário total!

É um ato em um Teatro de Crueldade que não tem palco, nem assentos, ingressos ou paredes. Para funcionar, o TP deve ser categoricamente divorciado de todas as estruturas convencionais de consumo de arte (galerias, publicações, mídia). Mesmo as táticas guerrilheiras situacionistas de teatro de rua já estão muito bem conhecidas e esperadas, atualmente.

1 - Como funciona o Terrorismo Poético?
Teoricamente (argh) deveria funcionar em grupos pequenos e dissolúveis de pessoas pouco conformadas, mas caiu no gosto de jovens chateados. TP funciona em grupo, e também em pequenas ações individuais.

2 - Contra o que ou quem luta? Ou, a favor de quê?
A idéia é desconstruir o senso comum e o capitalismo maligno de forma viral, de dentro pra fora, num trabalho minucioso de mudança de pensamento. TP engloba práticas de outros movimentos, como o discordianismo e mais recentemente o yomango, caoístas se apropriam de qualquer prática que possa levar ao fim o objetivo de uma ação, não importando de onde saiu a idéia original. O TP real, cria um maior desprendimento dos dogmas dos praticantes, mas conheci pessoas que se intitulavam caoticistas e tinham nojo de barata ou desatarrachar conceitos simples como sexo de amor, ou seja, impossível formar um libertário que esteja preso a ele mesmo.

3 - É um movimento que se organiza em função de quê? Quais objetivos? Há objetivos? Quando começou? Quem?
Não se organiza. Objetivos respondidos na 1 e na 2. 'Oficialmente' teria sido em 1985com o lançamento de CHAOS: The Broadsheets of Ontological Anarchism, mas já havia pelo menos um grupo nos EUA quando o livro saiu, e como o discordianismo data de muitos anos antes, acredito que na década de 70 já estivessem de algum modo organizados. Busque por Hakim Bey, Malaclypse the Younger e Robert Anton Wilson.

4 - É uma "expressão prática" dos pressupostos da Anarquia? Ou não?
Não necessariamente. A anarquia impunha restrições que o caos não impõe.

5 - Como se organiza?
Não se organiza. Você pode tentar e não vai conseguir reunir mais que cinco pessoas.

6 - Existem grupos que se dedicam a isso? Ou são surtos, que surgem e se agregam?
Sim. Procure por Subgênios e Yomango.

7 - Onde está a poesia desses atos?
Bullshit. Poesia é pra poetas, caoístas readaptaram o conceito e eu não tenho mais o menor saco pra explicar isso.

8 - Quanto TP é importante no resto das coisas que compõe a vida?
Posto que o movimento é fraco, importância nenhuma.

9 - Qual é a estratégia?
Desconstruir conceitos obsoletos para que as pessoas tenham ''liberdade'' para criar seus próprios conceitos.

Comentário pessoal: Tendo desconhecimento da teoria é QUASE IMPOSSÍVEL praticar TP. Os grupos que mais aproximam a prática sem teoria são os pichadores, interventores urbanos e sociopatas, mas como os dois primeiros têm objetivos distintos dos nossos (fama & status, na maioria dos casos) e o último não é um grupo buscando um objetivo comum, eles não 'estão diretamente ligados' ao TP.

Nenhum comentário: