quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Velho Consumismo

A idéia de consumismo está ligada à de consumo exacerbado, desligado de consciência, seja ela social, ambiental ou ...
Ele demonstra o total controle da mídia sobre o indivíduo.

Consumidor consciente ou consumista?
- Consciente:
Compramos coisas e as consumimos então geramos lixo.
E o lixo se acumula.
Não é um ciclo bem elaborado.
É preciso ter consciência disso.
Como?
>> Compre somente o necessário
>> Evite mercadorias com muitas embalagens
>> Não jogue no lixo o que você pode doar
>> Compacte o lixo, antes de jogá-lo fora
>> Aproveite as partes boas de verduras e legumes

BOICOTE
Usamos algo em que estamos presos: consumo - (sim, presos) para mostrar desaprovação e impor (de um modo mais suave e indireto) nossas vontades e desejos.

Os produtos usados são símbolos daquilo que estamos querendo ver fora de nossa realidade.
Parar de consumi-los é assim, um símbolo.
Usamos um símbolo para quebrar outro símbolo.
(Essa é a teoria do boicote via simbologia - ou não)

“Não gosto do modo como a imagem da mulher é explorada nos comerciais de tais cervejas: A, B, C e D.
Então vou parar de consumir essas tais como forma de demonstração da minha insatisfação”

Mas isso FUNCIONA?
Resultados de qualquer tipo de ação nunca acontecem instantaneamente.
É a pequena diferença que você faz num dia que começa a espalhar esse MEME que, com sorte e auxílio, vai acabar sendo pior que HIV na África.

CONSUMO
É algo ruim? NÃO.
É na verdade algo que todos nós fazemos e continuaremos a fazer.
Mas, como tudo nessa vida, quanto mais soubermos sobre algo, mais facilmente poderemos formar nossa própria opinião.
E assim agir conforme essa opinião. (claro que essa opinião nunca será totalmente ‘individual’...)

Podemos (ou eu posso, tento ou finjo) analisá-lo sob alguns pontos:
- arma de revolução e resistência (boicote);
- usá-lo contra mudanças climáticas e merdas ambientais (consumo sustentável/consciente);
- consumismo (como doença crônica ou não, analisando a sociedade como um todo ou não);
- subproduto da mídia (ou vice-versa).

A imposição de costumes e gostos pela cultura acontece em sua maior parte através da mídia.
Não podemos fugir dela, não queremos fugir dela.
O lance é aprender a filtrar os estímulos recebidos.
Aprender a manipular isso a nosso favor.

Primeiro: NEGAR todos os estímulos de consumo que chegam pra você através da mídia (na TV, rádio, ads malas da internet...).
Depois: AFIRMAR todos eles.
Anote suas persepções . Analise a si mesmo frente a isso.

O que te faz bem??! Do que você realmente precisa?!

Treinamento mental.



Nenhum comentário: