sexta-feira, 17 de julho de 2009

As Brumas de Avalon

LIVRO

As Brumas de Avalon (4 volumes) é um dos mais fantásticos épicos medievais alguma vez escrito, no qual Marion Zimmer Bradley recria as lendas arturianas, desta vez narrado através do olhar das mulheres que, por detrás do trono, governaram os próprios actos masculinos e foram as verdadeiras detentoras do poder.

Num universo paralelo à Grã-Bretanha celta, a enigmática ilha de Avalon é a guardiã dos grandes mistérios eternos e sagrados. E os que estão destinados a viver nos dois mundos são, passo a passo, confrontados com as antigas tradições ligadas à Natureza, e às suas forças obscuras, e à nova fé cristã que procura espalhar-se no território.

No centro de A Senhora da Magia, primeiro dos quatro volumes desta saga, está Morgaine, a meia-irmã de Arthur, que se encontra num processo de iniciação para se tornar Grã-Sacerdotisa de Avalon. O seu grande objectivo é afastar a Bretanha da nova religião que encara a mulher como portadora do pecado original, ao mesmo tempo que desenvolve todos os esforços para colocar o seu meio-irmão no poder, como símbolo e líder da Bretanha unificada, sob a égide de Avalon e da Espada Mágica, Excalibur.

Num ambiente verdadeiramente mágico de paganismo, cristianismo, rituais mágicos e visões, sensualidade e realidade, A Senhora da Magia introduz-nos no mundo lendário do Rei Arthur, dos Cavaleiros da Távola Redonda e das Cruzadas. É o olhar feminino sobre o tempo da busca da paz e da unificação da Bretanha: cheio de inesperadas cintilações e magias, repleto de penumbras, brumas e rituais femininos. Uma perspectiva alucinante e vertiginosa de uma época onde tudo era possível através dos poderes das mulheres.

Livro: As Brumas de Avalon - 4 volumes
Autor: Marion Zimmer Bradley


FILME
A lenda do rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda é contada sob uma nova visão em As Brumas de Avalon, filme adaptado do best seller homônimo de Marion Zimmer Bradley que causou estrondo ao ser lançado, na década de 80, por tratar de ocultismo e abordar a bruxaria.
O cenário permitiu imagens estonteantes. O local escolhido para as filmagens foi Praga. O pano de fundo visual caracteriza fielmente a época da história com formações rochosas, primitivas e antigas características da Europa.
Ao contrário de outros filmes que inseriram a apaixonante história do rei Arthur no século 13, o filme acontece entre os anos 600 e 700 D.C.., durante a chamada idade das trevas, logo após os romanos deixarem a Grã Bretanha.
Cristãos e pagãos vivem em conflitos. Fé e espiritualidade colidem. Avalon é uma ilha mágica, vista somente por mulheres que possuem a visão para enxergá-la. De lá, surgem feiticeiras poderosas capazes de mudar o destino de qualquer pessoa. Tudo sob as bênçãos da Grande Deusa, entidade idolatrada pelas iniciadas em bruxaria.
A história cavalga entre mágicas de amor, encontros, desencontros, paixões, sofrimentos, traição, casais predestinados, pecado, luxúria e amores proibidos. Anjelica Huston é Viviane, a grã sacerdotisa, tia de Arthur e Dama do Lago, que dedica toda a sua atenção à natureza e venera o lado mágico da vida. Seus poderes supremos aliados ao do Mago Merlim ajudarão Arthur a firmar se no trono. Mas sua oferenda à Grande Deusa já foi feita.
Arthur é coroado o grande rei da Bretanha. Julianna Magules é Morgaine, meia irmã do rei, a futura sucessora da linhagem mágica. A Grande Deusa, invocada pelas rezas de Viviane, faz com que Arthur e sua irmã, Morgaine, participem de um ritual mágico de acasalamento, no qual ambos permanecem com os rostos cobertos. Sem saber quem é sua parceira, o rei se apaixona pela irmã. O fruto desse amor, Mordred, pode servir aos propósitos da Grande Deusa: um homem com sangue mágico, capaz de governar Avalon.
Com o transcorrer do tempo, o reino terá que lidar com diversas armadilhas, maldições e falsidades vindas da invejosa e vingativa irmã de Viviane, Morgause (interpretada por Joan Allen). Ela será a responsável pelas tragédias ocorridas com Morgaine, a família real, Avalon e a Inglaterra. Suas atitudes e seu obstinado desejo de colocar um homem de seu sangue no trono deturpam a personalidade do então doce Mordred. Longe da mãe, ele se transforma num monstro impiedoso capaz de cometer terríveis barbáries. Até seu pai vira alvo.
Paralelamente à trama, há o choque entre duas diferentes religiões: o misticismo da antiga cultura inglesa e a luta incessante para vencer o catolicismo que, aos poucos, é implantado na ilha pelos romanos. A força das mulheres de Avalon é poderosa, capaz de perpetuar os antigos ritos por meio de sua paixão e determinação à Grande Deusa. As narrativas que envolvem a magia e o misticismo, freqüentes na Idade Média, estão em alta. O filme O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel aborda o mesmo tema num mundo sugestivamente chamado de Terra média: a luta do bem contra o mal para firmar se no poder. Tudo, é claro, regado a poderes sobrenaturais.

Nenhum comentário: