sábado, 23 de julho de 2011

Amy Winehouse no "Clube dos 27"

Brian Jones e Jimi Hendrix


Janis Joplin e Jim Morrison

É moda que os ícones da cultura pop sejam imortalizados quando morrem. Geralmente morrem jovens de causa trágica e misteriosa (suicídio, acidente, homicídio), então se tornam ícones eternos no folclore popular.

O fenômeno começou com uma arte de massas: o cinema. Rudolfo Valentino, primeiro fodão do cinema mudo morreu aos 31 anos em 1926 e deixou em total histeria milhões de admiradoras (conta-se que várias retardadas cometeram suicídio devido ao desespero). Depois, foi James Dean que morreu vítima de um acidente de carro em 1955 aos 24 anos de idade, imortalizando a sua figura como referência incontornável da cultura do século 200. De resto, foi com Dean que se incutiu no imaginário das estrelas pop a máxima: "live fast, die young and leave a good-looking corpse" (viva rápido, morra jovem e deixe um cadáver bonito). Muitos levaram à risca esta filosofia de vida.

Mas seria a partir de 1969 que a morte de artistas famosos (músicos) tomaria um rumo verdadeiramente iconográfico. Começou em 1960 com a morte de Brian Jones (Rolling Stones), seguiu-se a morte de Jimi Hendrix e Janis Joplin em 1970. O líder carismático dos The Doors, Jim Morrison, morreria em circunstâncias misteriosas um ano depois. Este quarteto fantástico de mortes fundou o "Clube 27", pelo fato de todas estas figuras da música terem morrido aos 27 anos. Doidões não contam com garantia estendida!

Foi por um desejo mórbido de se juntar a este clube que o líder do Nirvana, Kurt Cobain, se matou em 1994, também com 27 anos.
Apesar deste ser o quinteto mais famoso deste fatídico e mórbido clube, muitos outros artista/músicos se podiam incluir no rol dos falecidos com 27 anos:

- Pete de Freitas, guitarrista dos Echo and The Bunnymen
- Robert Johnson, guitarrista de blues
- Dave Alexander, baixista dos The Stooges
- Gary Thain, baixista dos Uriah Heep
- Kristen Pfaff, baixista das Hole
- Jeremy Michael Ward, músico dos The Mars Volta
- Mia Zapata, vocalista do grupo punk The Gits
- Ron McKernan, tecladista dos Grateful Dead
- D. Boon, vocalista do grupo punk Minutemen
- Rupert Brooke, poeta inglês
- Jean-Michel Basquiat, artista plástico
- Jonathan Gregory Brandis, ator americano

Ian Curtis não quis esperar para entrar no "Clube 27" e, 4 anos antes de chegar a essa idade, cometeu suicídio. Mesmo não havendo nenhum "Clube 23" no qual pudesse estar representado, não é por este fato que o espírito do cantor dos Joy Division não vive no panteão mais alto dos ícones musicais de toda a história.

Atualmente: Morreu a porra loca!

Não foi surpresa, agora ela é parte da estatística: jovem, bonita, drogada e idiota.
Amy Winehouse era um mais que péssimo exemplo à juventude. Consumia diversas drogas pesadas diferentes, era de arruaças e brigas, sofreu uma dramática degeneração física (foto acima). Mas viciado busca a morte mesmo! É presa perfeita, é uma bunda de bêbado esperando algo duro entrar… Enfim, se pela veia ou pelo nariz quem vai saber o que aconteceu com a discípula de Rê Bordosa?

Quem quase foi pelo caminho dela foi Britney Spears, quando tinha seus 26-27 anos. A Madona escapou mas ainda falta Lady Gaga.

Finalizando: Vejam o lado positivo da coisa, pelo menos ela vai servir de adubo!

Um comentário:

Newcariri disse...

antes essa porra loca do que eu