quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Pirataria Utópica - Transformar a existência em algo interessante

Terroriso Poético = movimento dedicado a espalhar atos aleatórios de beleza, poesia, da mágica e de pensamento-provocação.

Um filme que segue a proposta Poético-Terrorista de Hakim Bey é o bem conhecido "O Fabuloso Destino de Amelie Polan".

Amelie passa a história inteira tentando TRANSFORMAR a vida de alguém sem ser "pega", desde o senhor cujo o qual ela encontra os brinquedos de infância e os devolve a ele; o próprio pai, do qual "seqüestra" o anão de jardim e fica enviando fotos dele posando em várias partes do mundo; o dono da quitanda que maltrata o funcionário, mudando os objetos de sua casa de lugar, e muitas, muitas outras coisa.

"Amelie Polan" é basicamente "anarquista ontológico", um termo que dá vazão à pratica do TP. E a lista de filmes que apresentam esta idéia é gigantesca - vai desde o alemão "Edukators" à "Sociedade dos Poetas Mortos".

O T.P. difere do conceito do pregar a bondade aleatoreamente, não sendo sempre amável e a visão final não é a malícia, mas sim abrir e alargar mentes. Os terrorismos poéticos podem naturalmente ser bondosos, mas igualmente criativo, provocante, subversivo, pernicioso, escuro e enigmático.

Nenhum comentário: