quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Opite por Sacolas duráveis

Desde a década de 1950, o mundo produz sacolas plásticas. Como não se degradam facilmente, grande pasrte delas ainda vai continuar por masi de 300 anos em algum canto do planeta.
Aproximadamente 1 milhão de sacolas plásticas são produzidas anualmente em todo o mundo. O Brasil produz 12 bilhões por ano e 80% delas são utilizadas uma só vez.
Por serem leves e voarem ao vento, as sacolas plásticas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. E ainda pior, são encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, focas, baleias e golfinhos mortos por sufocamento.
Várias redes de supermercados do mundo já estão sugerindo o uso de caixas de papelão colocando à venda sacolas de pano ou de plástico duráveis para transportar as mercadorias.
Só lugares privilegiados poderão continuar fazendo uso de sacolas plásticas - previamente personalizadas:
Como a sacola plástica do rio de janeiro:
Ecologia e capitalismo se negam frontalmente. Não há acordo possível. O discurso ecológico procura o equilíbrio de todos os fatores, a sinergia com a natureza e o espírito de cooperação. O capitalismo rompe com o equilíbrio ao sobrepor-se à natureza, estabelece uma competição feroz entre todos e pretende tirar tudo da Terra, até que ela não consiga se reproduzir.
Se ele assume o discurso ecológico é para ter ganhos com ele.

Nenhum comentário: